Altas temperaturas ameaçam a saúde de moradores de 6 estados

Uma nova onda de calor, que deve ocorrer teve início na quarta-feira (12) e deve seguir até o dia 21 de fevereiro, afetará principalmente as regiões Sudeste e Sul do Brasil, além do Centro-Oeste e Nordeste. Durante esse período, as temperaturas elevadas devem gerar sensações térmicas que podem atingir até 70 °C. Essa previsão se baseia em uma tabela do Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP).
O Brasil já enfrenta a terceira onda de calor do ano e em virtude disso, seis estados do Centro-Sul estão sob alerta do Instituto Nacional de meteorologia. Estão na rota do calor extremo os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul - estão sob alerta do Inmet - o Instituto Nacional de Meteorologia - para uma onda de calor.
No Rio de Janeiro, os termômetros marcaram 41,3ºC. Em uma escala de 1 a 5, a cidade atingiu, pela primeira vez, o nível de calor 4 - que é quando a temperatura fica entre 40ºC e 44°C por pelo menos três dias consecutivos. Esse índice foi criado em junho de 2024 e leva em consideração, além da temperatura, a umidade do ar e o período de exposição ao calor.