Na Indonésia, Lula confirma que disputará um quarto mandato de presidente nas eleições de 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quarta-feira (23), durante viagem oficial à Indonésia, que pretende disputar um quarto mandato nas eleições presidenciais de 2026. As informações foram publicadas pela Agência Brasil.
Durante o encontro com o presidente indonésio Prabowo Subianto, Lula assinou uma série de memorandos e acordos de cooperação em áreas como agricultura, energia, comércio, educação, defesa, ciência e tecnologia.
Em declaração conjunta à imprensa, os dois presidentes afirmaram ter posicionamentos semelhantes sobre a situação em Gaza, além de defenderem a reforma do Conselho de Segurança da ONU e o fortalecimento do Brics como instrumento de cooperação entre países do Sul Global.
Ao confirmar a candidatura à reeleição, Lula destacou que novos encontros bilaterais devem ocorrer nos próximos meses para aprofundar a parceria entre Brasil e Indonésia, ressaltando que os acordos firmados nesta viagem reforçam o compromisso dos dois países com o desenvolvimento sustentável e a integração internacional.
Lula já exerceu dois mandatos consecutivos entre 2003 e 2010 e retornou à Presidência em janeiro de 2023, após vencer o ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022. Caso seja eleito novamente em 2026, será o quarto mandato do petista à frente do Palácio do Planalto.