Polícia apreende caminhão com carga de madeira irregular e aplica multa de R$ 14 mil

Policiais militares apreenderam uma carga de madeira que estava sendo transportada de forma irregular, em Araguatins, no norte do Tocantins. A apreensão ocorreu no domingo, 22, durante patrulhamento na rodovia TO-010.
Durante a fiscalização, os policiais abordaram um caminhão trator carregado com estacas e esticadores de madeira da essência acapu. Durante a abordagem, ao ser solicitado o Documento de Origem Florestal (DOF), o motorista o apresentou. Porém, a equipe constatou que os dados do veículo descritos no documento não correspondiam aos do caminhão abordado.
A divergência invalida a licença para o transporte, conforme a Instrução Normativa Nº 21/2014 do IBAMA, configurando crime ambiental previsto no artigo 46 da Lei nº 9.605/98.
Diante da irregularidade, o condutor e o veículo foram encaminhados à sede do 2º Pelotão do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) em Araguatins, onde a carga foi medida, totalizando 49,17 metros cúbicos de madeira. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), um auto de infração no valor de R$ 14.751,00, e o caminhão, o semirreboque e a carga foram apreendidos, ficando à disposição da Justiça. (Fonte: PMTO).