Servidores estaduais acusam gestão e BRB de possíveis constrangimentos para abertura de contas; banco processará folha de pagamento

Servidores públicos do Governo do Tocantins fizeram contato com o Site para alegar que estão sendo constrangidos por parte dos setores de Recursos Humanos (RHs), dos órgãos em que atuam para se tornarem correntistas do Banco BRB (Banco de Brasília), que será o responsável pelo processamento da folha de pagamento dos servidores estaduais ativos e inativos, a partir do próximo mês.
A pedido, os servidores que fizeram contato com o site não terão seus nomes identificados porque eles temem represálias da gestão.
Entre os atos da gestão que vem causando reclamação dos servidores está um ofício circular emitido pelos secretários de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, e da Fazenda, Donizeth Aparecido Silva, no qual eles pedem que todos os setores de recursos humanos da administração estadual comuniquem os servidores sobre a obrigatoriedade de abertura de conta no BRB para o pagamento dos salários.
Conforme relatos dos próprios servidores, reuniões também estão acontecendo nos órgãos estaduais dirigidas por seus RHs e representantes do banco para sanar dúvidas sobre a transição da folha de pagamento. No entanto, nestas reuniões, segundo as reclamações, os servidores estariam sendo forçados a se tornarem correntistas do banco sem qualquer esclarecimento de que podem fazer a portabilidade e receber seus proventos no banco de sua preferência.
‘O RH e o BRB já chegaram na reunião dando a orientação de que nós servidores temos que abrir uma conta corrente por meio do aplicativo do banco, disponível na Apple Store (iOS) e na Play Store (Android), para receber salário, mas não explicam que a pessoa pode receber seu salário em qualquer banco, a maneira como estamos sendo abordados chega a ser constrangedora, estão forçando a gente a nos tornarmos correntistas do banco’, pontou uma servidora, que pediu para não se identificar.
Sindicato questiona
Em material divulgado em seu site, o Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe-TO) questiona sobre a obrigatoriedade da abertura de conta especificada no ofício dos secretários e ressalta que o servidor não pode ter qualquer dificuldade para realizar a portabilidade caso queira fazer isso.
“Essa obrigatoriedade é muito questionável. Além disso, é bom ressaltar que o governo tirou a folha de pagamento de um banco presente em todo o País e passou para uma instituição de Brasília, que somente agora começa instalar algumas agências no Estado. Estamos muito atentos e preocupados, pois o servidor não pode ter atendimento prejudicado. Peço que o governo não dificulte a portabilidade”, afirmou o presidente do Sisepe, Elizeu Oliveira, ao ressaltar que o BRB deve solucionar os problemas de falhas no aplicativo urgentemente.
Governo não se posiciona
A reportagem encaminhou pedido de posicionamento ao Governo do Tocantins sobre o assunto, mas até a publicação desta reportagem, não houve resposta. Não conseguimos contato com a assessoria do Banco BRB para que a instituição se posicione sobre o assunto, o espaço segue aberto a manifestações, caso queiram.