Única mulher na lista: MJSP inclui jovem tocantinense de 24 anos e mais sete foragidos entre os mais procurados do país
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) incluiu Yasmin Loranne Oliveira Santos, de 24 anos, na lista das pessoas mais procuradas do Brasil. Ela é a única mulher do Tocantins entre os alvos considerados prioritários e uma das apenas três mulheres em todo o país presentes na relação.
Yasmin é investigada por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Ela chegou a ser presa em 2024, após ser flagrada com 34 tabletes de maconha, mas foi solta pela Justiça mediante uso de tornozeleira eletrônica. Após ganhar a liberdade, segundo a polícia, a jovem violou o equipamento e desapareceu.
Na época da prisão, Yasmin e um homem chegaram a atropelar um policial enquanto tentavam fugir. Segundo a Polícia Civil, ela é considerada perigosa e possui ligação com crimes relacionados ao tráfico na região.
A atualização da lista faz parte da plataforma nacional que reúne criminosos classificados como estratégicos para o enfrentamento às organizações criminosas e aos crimes violentos. Ao todo, oito tocantinenses integram a relação, indicada por órgãos estaduais de segurança.
O delegado titular da POLINTER em Palmas, Douglas Sie, afirmou que a integração das informações em nível nacional fortalece o trabalho investigativo e amplia a capacidade de localizar criminosos considerados de alta periculosidade.
Procurados do Tocantins na lista nacional
A seguir, os oito tocantinenses incluídos na lista do MJSP e os crimes atribuídos a cada um:
1. Yasmin Loranne Oliveira Santos (24 anos)
Crimes: tráfico de drogas e associação para o tráfico. Presa em 2024 com 34 tabletes de maconha; atropelou policial durante fuga; violou tornozeleira eletrônica e desapareceu; considerada perigosa.
2. Matheus Costa Pinto
Crimes: tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo, lesão corporal e condução de veículo sob efeito de substância psicoativa.
3. Jonata Martins Caldeira Ferreira (“Jhonata TK7”)
Crimes: roubo qualificado e homicídio qualificado.
4. Gustavo Santiago Laudares Pereira
Crimes: roubo, extorsão mediante sequestro e ocultação de cadáver.
5. André Luis Pereira Silva
Crimes: furto qualificado, roubo qualificado, associação criminosa e latrocínio.
6. Edeilson José de Oliveira Negre Lopes
Crimes: homicídio e roubo qualificado.
7. Cláudio Jerre Alexandre Dias
Crimes: homicídio qualificado, tentativa de feminicídio, tráfico de drogas e associação para o tráfico.
8. Felipe Mota Costa
Crimes: porte e posse ilegal de arma de fogo, participação em organização criminosa, tráfico de drogas, homicídio qualificado, ocultação de cadáver, tortura e corrupção de menores.