AJUSP-TO protocola ofício ao Governo Estadual e pede, com urgência, concessão de evoluções funcionais a servidores em 2025

Por Dermival Pereira em 19/01/2026 10:31 - Atualizado em 19/01/2026 10:35
ESTADO/TOCANTINS
AJUSP-TO protocola ofício ao Governo Estadual e pede, com urgência, concessão de evoluções funcionais a servidores em 2025
Foto: Ascom/Divulgação

A Associação de Assistência Jurídica dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (AJUSP-TO), protocolou na manhã desta segunda-feira (19), um ofício ao governador Wanderlei Barbosa e aos secretários de Estado Paulo César Benfica Filho (Administração) e Deocleciano Gomes Filho (Casa Civil) requerendo a concessão administrativa das evoluções funcionais referentes aos servidores públicos dos diversos quadros do Poder Executivo Estadual aptos no ano de 2025.

A AJUSP-TO atua na defesa dos direitos individuais e coletivos de seus associados, prestando assistência administrativa e jurídica e defendendo uma gestão pública pautada nos princípios da legalidade, moralidade, eficiência, probidade e lisura.

No documento, a entidade destaca que o Decreto nº 6.950, de 29 de abril de 2025, autorizou a concessão administrativa de progressões funcionais apenas aos servidores aptos até 31 de dezembro de 2024, com implementação em folha no mês de setembro de 2025. No entanto, segundo a AJUSP-TO, permanecem pendentes as evoluções funcionais horizontais e verticais dos servidores aptos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2025, que já cumpriram os interstícios e requisitos previstos nos respectivos planos de carreira.

A associação argumenta que a concessão dessas evoluções é necessária para garantir o cumprimento das leis dos Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCRs) e o respeito aos direitos adquiridos dos servidores públicos estaduais, além de minimizar o impacto financeiro e social enfrentado por esses profissionais.

Ao final, a AJUSP-TO requer, com urgência, que o governo estadual adote as medidas necessárias para a concessão administrativa das evoluções funcionais aos servidores aptos em 2025, assegurando a implementação dos direitos legalmente instituídos. O documento é assinado pelo presidente da entidade, Cleiton Lima Pinheiro. (Com informações da Ascom da AJUSP-TO).

Comentários (0)