Laboratório de Genética Forense identifica bebê natimorto no Dona Regina e inquérito é concluído

A Polícia Civil do Tocantins concluiu o inquérito que apurava suposta troca de bebês em um caso de natimorto ocorrido no Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas, no dia 11 de outubro de 2021. Em virtude da dúvida dos familiares a identificação do bebê passou a ser investigada pela Polícia Civil que descartou a suspeita de erro ou troca da criança.
De acordo com o relatório final, a recém-nascida chegou a nascer com vida, mas faleceu em seguida, conforme indica o atestado de óbito. As causas da morte foram apontadas como pneumotórax, hipoplasia pulmonar, hérnia diafragmática, lábio leporino e fenda palatina — um quadro clínico de alta complexidade.
Por causa da suspeita de erro ou troca, a Polícia Civil passou a realizar diligências, analisou prontuários médicos, colheu depoimentos e solicitou exames de DNA ao Laboratório de Genética Forense. Segundo a Polícia Civil, os exames confirmaram, com alto grau de certeza, que a criança entregue à família após o óbito era, de fato, filha biológica da mãe citada no caso.
De acordo com Marciley Alves Bastos, chefe do laboratório, esse foi um dos casos mais desafiadores enfrentados pela equipe, devido à condição degradada das amostras. “Apesar da dificuldade técnica, conseguimos trazer uma resposta a essa mãe, que agora pode viver o luto com a certeza do que aconteceu”, afirmou. (Fonte: SSP-TO).