ATS promete normalizar abastecimento de água em Novo Acordo com nova adutora de 3 mil metros ainda nesta quarta-feira

Por Dermival Pereira em 27/08/2025 17:42 - Atualizado em 28/08/2025 08:59
ESTADO/TOCANTINS
ATS promete normalizar abastecimento de água em Novo Acordo com nova adutora de 3 mil metros ainda nesta quarta-feira
Foto: Agência Brasil/EBC

A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) informou, em nota, que a interligação do novo sistema de abastecimento de água em Novo Acordo, realizada na madrugada desta quarta-feira, 27, foi comprometida por quedas de energia elétrica que afetaram o sistema de captação. O problema resultou em desabastecimento parcial da rede em diversos pontos da cidade.

De acordo com a ATS, a situação já provocou transtornos em vários bairros, que permanecem sem água durante o dia. O órgão ressaltou que a instabilidade no fornecimento de energia prejudicou diretamente o andamento da obra de interligação do sistema.

O município enfrenta um histórico de problemas recorrentes no abastecimento de água, alvo de recomendações e ações judiciais do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e críticas de moradores. Somente na última semana, o fornecimento foi interrompido diversas vezes devido a falhas no sistema.

Na nota, a ATS destacou que uma adutora de mais de 3.000 metros deve entrar em operação ainda no final da tarde desta quarta-feira, com previsão de normalização completa do fornecimento até a noite. O Governo do Tocantins afirma ter investido mais de R$ 1,5 milhão na implantação do novo sistema de abastecimento.

Íntegra da nota da ATS:


A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), informa que a interligação do novo sistema de abastecimento do município de Novo Acordo, realizada na madrugada desta quarta-feira 27, foi afetada devido a diversas quedas no fornecimento de energia elétrica na rede que abastece o sistema de captação de água.

As falhas na rede de energia prejudicaram o andamento da obra de interligação, o que acarretou no desabastecimento parcial da rede de distribuição de água em alguns pontos da cidade.

A ATS lamenta os transtornos causados à população e esclarece que o novo sistema de abastecimento equipado com uma adutora de mais de 3.000 (Três mil) metros deve iniciar a operação ainda no final da tarde desta quarta-feira e que até o final da noite o sistema esteja completamente restabelecido.

Por fim, a ATS esclarece que o Governo do Tocantins não mediu esforços para solucionar o problema de desabastecimento do município e que investiu mais de R$ 1,5 milhões na implantação do novo sistema de abastecimento de água no município de Novo Acordo.

Palmas, 27 de agosto de 2025
Agência Tocantinense de Saneamento

Comentários (0)