Baratas, fezes de pombo e lixo: Ministério Público denuncia situação insalubre no HGP e vai à Justiça contra a SES

Durante vistoria realizada nessa quarta-feira, 30, pelo Ministério Público Estadual (MPTO) pacientes, acompanhantes e servidores apresentaram novas denúncias sobre a situação do Hospital Geral Público de Palmas (HGP). Relatos apontam que a limpeza de alguns ambientes tem sido feita pelos próprios familiares dos pacientes, utilizando materiais adquiridos por conta própria. No local, também foram constatados indícios de mau acondicionamento de resíduos e condições precárias de higienização, segundo divulgado pelo órgão fiscalizador.
Conforme o MPTO, foram encontradas camas com defeitos; quartos com aparelhos de ar-condicionado quebrados; lixo em leitos e corredores; vazamentos de água em banheiros; bebedouro danificado; baratas nos móveis; teias de aranha no teto; fezes de pombos nas janelas; corredores com pacientes em macas; falta de pessoal; e cirurgias constantemente remarcadas. Esse foi o cenário encontrado por integrantes do MPTO durante vistoria realizada na ala de ortopedia localizada no 3º piso da unidade hospitalar.
Atrasos em cirurgias e déficit de pessoal
Além das questões sanitárias, foram relatadas internações prolongadas e atrasos em procedimentos cirúrgicos. Um dos casos envolve um paciente que está há quase 30 dias internado à espera de uma cirurgia. Mesmo após passar duas vezes pelo processo pré-operatório e ser encaminhado ao centro cirúrgico, ele retornou ao leito sem realizar o procedimento.
Outro relato é de uma paciente que foi encaminhada à sala cirúrgica em três ocasiões, mas teve a operação cancelada por falhas na prótese que seria implantada em sua perna.
A vistoria também identificou déficit de profissionais na ala de ortopedia do hospital. Atualmente, três técnicas de enfermagem se revezam no atendimento de 29 pacientes internados, o que representa uma média de quase dez pacientes por profissional. A legislação recomenda que cada técnico seja responsável por, no máximo, cinco pacientes por turno.
Como denunciar
Diante das denúncias envolvendo o HGP, a população pode procurar as unidades do Ministério Público distribuídas em todas as regiões do Tocantins. Durante o mês de julho, o atendimento presencial ocorre em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, em regime especial. A partir de 4 de agosto, o horário retorna ao formato regular: das 9h às 12h e das 14h às 18h.