Capitão da Polícia Militar do TO se destaca na Força Nacional e recebe elogio da AgSUS em Boa Vista, por atuação em terras indígenas

O Policial Militar Antônio Luiz Ferreira Dias, conhecido por onde tem atuado como Capitão Ferreira Dias, Oficial da Reserva Remunerada da Polícia Militar do Estado do Tocantins tem se destacado nacionalmente por sua atuação exemplar na Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), onde vem prestando relevantes serviços em diversas operações pelo país. Ferreira Dias também atuou fora do Território Brasileiro, pela Casa Militar durante o momento crítico vivido por toda população mundial na Pandemia do Covid19, compondo a equipe que atuou na ‘Operação de Repatriação’ de estudantes tocantinenses que se encontravam fora do Brasil, em outros países como Bolívia, Argentina e Paraguai.
Recentemente, o militar tocantinense foi elogiado pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) por sua atuação como Subcomandante da Base da FNSP nas Terras Indígenas Yanomami e Ye’kuana, localizadas no Estado de Roraima. O reconhecimento foi direcionado especialmente pela atuação de Ferreira Dias na gestão relativa a atuação dos Agentes da Força Nacional de Segurança nos Polos Base, onde atuam os profissionais de Saúde das diversas agências envolvidos com as comunidades indígenas dos Povos Yanomami.
A AgSUS destacou os excelentes serviços prestados pelo militar na região, marcada por desafios logísticos e humanitários, sobretudo diante da crise de saúde e segurança envolvendo as comunidades indígenas da região.
Trajetória de 31 anos de dedicação
Com uma trajetória de 31 anos na ativa, Ferreira Dias ingressou na Polícia Militar do Tocantins em 19 de abril de 1993. Após sua passagem para a Reserva Remunerada em 3 de junho de 2024, voltou a atuar como Gerente de Segurança da Casa Militar em cargo comissionado e, posteriormente, integrou as fileiras da Força Nacional.
Ao longo de sua carreira na PMTO, esteve lotado em diversas unidades estratégicas:
• 6ª CIPM – Miracema do Tocantins: (19/04/1993 a agosto de 2004)
• QCG – Quartel do Comando Geral: (08/2004 a 12/2007)
• Casa Militar: (12/2007 a 12/2009)
• 8º BPM – Paraíso do Tocantins: (12/2009 a 06/2011)
• 6ª CIPM – Miracema do Tocantins: (06/2011 a 12/2012)
• QCG – Palmas: (12/2012 a 06/2013)
• 3ª CIPM – Colinas do Tocantins: (06/2013 a 09/2013)
• QCG – Palmas: (09/2013 a 01/2015)
• Casa Militar: (01/2015 a 05/2021)
• Academia de Polícia Militar Tiradentes (APMT - CHOA): (05/2021 a 11/2021)
• 1º BPM – Palmas: (11/2021 a 01/2022), como Comandante de Policiamento da Capital
• Casa Militar: (01/2022 a 06/2024), como Gerente de Segurança
• Casa Militar (Reserva Remunerada): cargo comissionado até 10/2024
• Força Nacional de Segurança Pública: (10/2024 até o momento)
Na FNSP, além da atuação destacada em Roraima, o Capitão Ferreira Dias também foi:
• Comandante da Operação Vale do Acará, em Tomé-Açu (PA) – entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025;
• Supervisor e Subcomandante da Operação Desintrusão da Terra Indígena Araribóia II, em Arame (MA);
• Subcomandante da Base Operacional da FNSP, em Boa Vista (RR);
• Comandante da Operação Yanomami II, em Boa Vista (RR).
• A partir de 16 de agosto de 2025, assumirá o Comando da Base Operacional da Força Nacional, em Dourados (MS).
Vocação e compromisso com a segurança pública
Em declaração sobre sua carreira, Ferreira Dias destacou o orgulho de integrar as fileiras da PMTO e, agora, da Força Nacional. ‘Foram 31 anos de dedicação à Polícia Militar do Estado do Tocantins. Três décadas em que tive a honra de servir ao meu povo, de contribuir com a segurança pública e de ajudar a construir, dia após dia, uma instituição cada vez mais forte, justa e respeitada. Cada missão cumprida, cada obstáculo superado e sobretudo, cada vida protegida deixaram marcas profundas na minha trajetória como Policial Militar’, pontuou o militar.
‘Hoje, sigo firme no compromisso com o Brasil, integrando as fileiras da Força Nacional de Segurança Pública, servindo ao meu país. Uma nova etapa, novos desafios, mas a mesma disposição em servir com coragem, ética e respeito. É motivo de orgulho continuar a missão de proteger e defender, agora em âmbito nacional, levando comigo a experiência, os valores e o amor à farda me inspira sempre fazer o melhor, com dedicação e responsabilidade’, disse.
‘Porque a força de continuar, essa nunca se aposenta? O compromisso de servir, proteger e honrar a farda segue vivo em mim, com a mesma coragem e disposição de sempre. O Tocantins forjou meu caráter profissional, e sigo representando esse Estado que amo, com orgulho em todo o Território Nacional. É meu dever, minha paixão’, finalizou o Capitão.
Com uma carreira marcada por comprometimento, competência e liderança, o Capitão Ferreira Dias é um exemplo de servidor público que orgulha o Tocantins e inspira gerações na segurança pública brasileira.