Crise no abastecimento: Conceição completa duas semanas sem água e prefeito ameaça retomar concessão

Por Dermival Pereira em 12/09/2025 10:48 - Atualizado em 12/09/2025 15:32
ESTADO/TOCANTINS
Crise no abastecimento: Conceição completa duas semanas sem água e prefeito ameaça retomar concessão
Foto: Divulgação

Moradores de Conceição, no sudeste do Tocantins, convivem há mais de duas semanas sem abastecimento regular de água. O problema, que já é antigo na cidade, se agravou nos últimos dias, com suspensões quase diárias no fornecimento, afetando a rotina das famílias.

Em entrevista ao D12News, a dona de casa Maria Kaylanne Gomes, de 22 anos, mãe de duas crianças pequenas, relatou as dificuldades enfrentadas.
“Sem água, tudo fica mais difícil. Não tem como fazer quase nada em casa, lavar louça, roupas ou cozinhar. As crianças precisam de banho para ir à escola, mas não conseguimos. Quando a água volta, dura menos de uma hora, não dá tempo de fazer nada”, contou.

Prefeito critica falta de investimentos da ATS


O prefeito de Conceição, Paulo Rocha (PDT), afirmou que a responsabilidade pelo serviço é da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), de quem tem cobrado providências. “Em junho já havia previsão de falta de água. No mesmo mês baixamos um decreto para retomar a concessão do serviço, mas o Governo acionou a Justiça, via ATS, e suspendeu a medida”, disse.

Segundo ele, o sistema de abastecimento está defasado. “O poço que abastece a cidade foi cavado na década de 70 e, desde então, não houve investimentos significativos. A população sofre porque a ATS não investe, e quando tentamos retomar a concessão fomos criticados e acusados de querer dar calote no Estado, mas a intenção era evitar justamente o que está acontecendo hoje”, pontuou o gestor.

Rocha acrescentou que voltou a procurar a atual gestão interina da ATS para cobrar medidas urgentes. “Demos um prazo de 30 dias para que os problemas sejam resolvidos. Caso contrário, vamos tentar novamente reassumir o comando da concessão”, afirmou.

O que diz a ATS

Em nota a ATS disse que a "Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), informa que devido ao período de estiagem, os poços que abastecem a cidade de Conceição do Tocantins foram afetados com a baixa do lençol freático'". "A ATS esclarece que uma equipe técnica está no município para executar o rebaixamento das bombas de captação subterrâneas com o objetivo de atender prontamente à demanda de abastecimento da população".

A ATS informa, na nota, 'que a perfuração de um novo Poço Tubular Profundo (PTP), será executada na próxima terça-feira, 16 de setembro para sanar de imediato a irregularidade no abastecimento. A ATS informa ainda que atualmente conta com 6 (Seis) PTP´s em funcionamento que estão passando por manutenção técnica para aumentar sua vazão."

Comentários (0)