Ditador Nicolás Maduro passa a noite em prisão dos EUA e terá audiência com Juiz em NY nesta segunda

Por Redação em 04/01/2026 11:02 - Atualizado em 04/01/2026 11:02
BRASIL/MUNDO
Ditador Nicolás Maduro passa a noite em prisão dos EUA e terá audiência com Juiz em NY nesta segunda
Foto: Reprodução/X

O ditador Nicolás Maduro, da Venezuela, passou a primeira noite preso no Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn, em Nova York, após ser capturado pelo governo Trump na madrugada de sábado, 3. As informações são do portal Terra.

O líder venezuelano deve passar por uma audiência de custódia nesta segunda-feira, 5. Eles serão apresentados a um tribunal federal de Manhattan.

A procuradora-geral Pam Bondi divulgou um documento com 25 páginas, detalhando as acusações contra Maduro. Além do ditador venezuelano, outras cinco pessoas são mencionadas: Diosdado Cabello (Ministro do Interior, Justiça e Paz), Ramón Rodríguez Chacín (ex-ministro do Interior, Justiça e Paz), Cilia Flores (esposa de Maduro), Nicolás Maduro Guerra (filho de Maduro) e Niño Guerrero (líder do grupo criminoso Tren de Aragua).

Veja quais são as quatro acusações contra Maduro:

• Conspiração para o narcoterrorismo
• Conspiração para importação de cocaína
• Posse de metralhadoras e dispositivos destrutivos
Conspiração para posse de metralhadoras e dispositivos destrutivos

O ditador da Venezuela chegou a Nova York por volta das 18h30 deste sábado, 3, após ser capturado por autoridades dos Estados Unidos. A prisão ocorreu durante a madrugada, em Caracas, de acordo com o governo americano.

O avião com o presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, a primeira-dama Cilia Flores, pousou na Base Aérea da Guarda Nacional de Stewart, em Nova York. Maduro saiu algemado da aeronave e escoltado por mais de uma dúzia de agentes federais. Ele vestia uma roupa cinza clara.

O Boeing 757-200 do Departamento de Justiça americano saiu da Baía de Guantánamo, em Cuba, e seguiu rumo aos Estados Unidos. O espaço aéreo na região do Caribe foi fechado.

Maduro ficará detido no Centro de Detenção Metropolitano, no Brooklyn. Assim que o líder venezuelano deposto chegou ao local, policiais correram para um estacionamento, informou o jornal The New York Times. Perto dali, cerca de 100 manifestantes, muitos envoltos em bandeiras venezuelanas, aplaudiam por trás das barricadas policiais.

O Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn já recebeu Joaquín ‘El Chapo’ Guzmán (ex-chefe do Cartel de Sinaloa), Sean Combs (P. Diddy) e José Maria Marin (ex-presidente da CBF), que ficaram detidos provisoriamente no local. (*Com informações do Estadão Conteúdo).

Comentários (0)