Feira do Aureny III segue fechada há mais de 5 anos, mesmo após reforma milionária; prefeitura de Palmas faz nova promessa

Por Dermival Pereira em 05/08/2025 15:35 - Atualizado em 05/08/2025 15:35
ESTADO/TOCANTINS
Feira do Aureny III segue fechada há mais de 5 anos, mesmo após reforma milionária; prefeitura de Palmas faz nova promessa
Foto: D12 News/Divulgação

A Feira Coberta do Jardim Aureny III, no maior bairro de Palmas, permanece fechada há mais de cinco anos, mesmo após passar por uma reforma que custou R$ 1.466.815,60 aos cofres públicos. A obra foi finalizada em novembro de 2024, mas até o momento o espaço não foi entregue à população nem aos feirantes.

O local está desativado desde o início da pandemia da Covid-19, em 2020, quando foi fechado pela gestão passada. Desde então, além do abandono, a feira se tornou alvo de ações criminosas. O espaço já teve os cabos elétricos furtados em duas ocasiões, uma porta de banheiro levada, tintas da empresa responsável pela reforma roubadas e chegou a ser utilizado como ponto de consumo de drogas. Atualmente, o espaço está tomado por fezes de pombos.

Em 15 de março deste ano, a Prefeitura de Palmas informou que realizaria uma audiência pública com a comunidade local para discutir a utilização do espaço e esclarecer a finalidade da feira reformada. No entanto, a audiência nunca foi marcada.

Nova promessa de reabertura

Após questionamentos do D12 News, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedeem), informou em nota que a feira passará por novos reparos estruturais antes de ser reaberta. Entre as ações prometidas estão: nova pintura, identificação visual, demarcações no piso, instalação de bancadas, tendas para revendedores de produtos automotivos e criação de um espaço para caminhada ao redor da feira, o que implicaria em mais gastos aos cofres públicos.

Segundo a Sedeem, uma visita técnica foi realizada em julho para alinhar os detalhes da reinauguração. A previsão agora é que o chamamento público de interessados em comercializar no local seja feito em até 15 dias, com a reabertura da feira prevista logo após os reparos.

A Secretaria também informou que a audiência pública será incorporada ao processo de escuta que está sendo realizado com feirantes e moradores da região. No entanto, até o momento, nenhuma nova data foi divulgada.

População segue no aguardo

Enquanto a reinauguração não ocorre, a população do Jardim Aureny III continua sem acesso à feira tradicional do bairro — um espaço que, no passado, foi ponto importante de comércio, cultura e encontro comunitário. Feirantes, moradores e comerciantes esperam que a nova promessa da prefeitura finalmente tire a estrutura do abandono e a coloque em funcionamento, após anos de descaso e insegurança.

Comentários (0)