Governador em exercício, Laurez Moreira, exonera todos os secretários de Wanderlei Barbosa

Por Dermival Pereira em 04/09/2025 09:02 - Atualizado em 05/09/2025 09:41
POLÍTICA
Governador em exercício, Laurez Moreira, exonera todos os secretários de Wanderlei Barbosa
Foto: Allessandro Ferreira/Agência Tocantins

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira (PSD), exonerou nesta quarta-feira (3) todos os 49 secretários e auxiliares do primeiro escalão que haviam sido nomeados pelo governador afastado Wanderlei Barbosa (Republicanos). A medida foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado e ocorre poucas horas depois de Barbosa ser afastado do cargo por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A decisão cumpre o que Laurez já havia adiantado ainda pela manhã: a demissão em massa do secretariado. Na mesma edição do Diário Oficial, o governador em exercício anunciou três novas nomeações estratégicas: Ailton Parente Araújo para a chefia de gabinete do governador, Luiza Rocha Pinheiro para a Secretaria de Comunicação Social e Vitor Oliveira Santos Rocha Teles como secretário-chefe da Casa Militar.

Entenda

O afastamento de Wanderlei Barbosa foi determinado pelo ministro Mauro Campbell, do STJ, no âmbito da segunda fase da Operação Fames-19, deflagrada pela Polícia Federal (PF). A investigação apura um esquema de desvio de recursos públicos destinados à compra de cestas básicas e frangos congelados durante a pandemia de Covid-19.

Segundo a PF, o esquema teria movimentado mais de R$ 97 milhões, com prejuízo estimado em R$ 73 milhões aos cofres públicos. Os recursos desviados teriam sido usados na construção de empreendimentos de luxo, compra de gado e pagamento de despesas pessoais.

Além do governador afastado, a operação teve como alvos 10 deputados estaduais da atual legislatura, ex-parlamentares e o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos). Mais de 200 agentes federais cumpriram 51 mandados de busca e apreensão em diferentes municípios tocantinenses e em Brasília.

Com o afastamento, Laurez Moreira assume interinamente o governo do Tocantins e inicia uma reformulação no comando do Executivo estadual.

Comentários (0)