Governo Donald Trump suspende fornecimento de mísseis a Ucrânia

Por Redação em 02/07/2025 10:30 - Atualizado em 02/07/2025 10:34
BRASIL/MUNDO
Governo Donald Trump suspende fornecimento de mísseis a Ucrânia
Foto: © Radovan Stoklasa / Reuters / RFI

O Governo Donald Trump anunciou nessa terça-feira, 1º, que deixará de fornecer alguns tipos de armas a Ucrânia, alegando preocupação com o declínio de seus próprios estoques de munição. O anúncio ocorre em meio à intensificação dos ataques russos contra a Ucrânia.

A decisão de suspender o fornecimento de certas armas à Ucrânia foi tomada "para colocar os interesses dos Estados Unidos em primeiro lugar", disse Anna Kelly, porta-voz adjunta da Casa Branca, em um comunicado enviado à AFP, sem fornecer mais detalhes.

De acordo com o site Politico e outros veículos de comunicação americanos, a interrupção nas entregas diz respeito, em particular, a sistemas de defesa aérea MIM-104 Patriot, à artilharia de precisão e a mísseis antitanque AGM-114 Hellfire. A decisão, segundo a imprensa, ocorre após preocupações do Pentágono com os estoques militares dos EUA, de onde provém a ajuda militar à Ucrânia.

Até agora, e apesar da relação conflituosa com Kiev, o presidente Donald Trump deu continuidade, pelo menos parcialmente, à ajuda militar iniciada sob o governo anterior. Sob a presidência de Joe Biden, os Estados Unidos forneceram a Kiev mais de US$ 60 bilhões em ajuda militar.


Comentários (0)