Dois detentos são mortos por membros de facção rival na cela de triagem da CPPP de Palmas

Por Dermival Pereira em 26/01/2026 15:10 - Atualizado em 27/01/2026 08:03
ESTADO/TOCANTINS
Dois detentos são mortos por membros de facção rival na cela de triagem da CPPP de Palmas
Foto: Divulgação

Uma ocorrência relacionada a dois assassinatos está em andamento desde às 12h53 desta segunda-feira, 26, na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP), na capital tocantinense.

Informações preliminares indicam que as vítimas são detentos e teriam sido assassinadas por membros de uma facção rival, na cela de triagem da unidade prisional. Equipes das polícias Civil, Científica e do Instituto Médico Legal (IML) já estão no local para apurar os fatos e realizar o recolhimento dos corpos.

Ainda segundo apuração da reportagem, o crime ocorreu com o uso de um chucho, objeto artesanal pontiagudo, normalmente feito no interior de estabelecimentos prisionais pelos próprios detentos. Esses instrumentos são fabricados a partir de vergalhões, cabos de colheres ou qualquer outro objeto metálico disponível. A cela de triagem é normalmente utilizada para custódia provisória de presos em situações que envolvem atendimento hospitalar ou encontros com advogados.

Em nota, o Governo do Tocantins, disse, via Seciju, que "o incidente ocorreu durante o procedimento de movimentação interna para atendimentos jurídicos, após uma briga entre custodiados, na qual foram utilizados objetos perfurocortantes de fabricação artesanal (chuchos)". Conforme o Executivo,  "as vítimas, identificadas como Francisco de Assis Nascimento da Silva e Franciney Ferreira dos Santos Machado, não resistiram aos ferimentos e morreram no local".

Ainda segundo o Governo, responsável pela gestão da Unidade Penal Regional de Palmas, "imediatamente, as equipes de plantão contiveram a situação e isolaram a área. A perícia técnica e o Instituto Médico Legal (IML) foram acionados para os procedimentos de praxe. O caso será objeto de investigação pela Polícia Civil e a Seciju instaurará um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar as circunstâncias e responsabilidades do fato".

"A Gerência de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso da Seciju já iniciou os trâmites necessários para prestar assistência aos familiares".

Comentários (0)