IBGE vai contratar mais de 39 mil pessoas para os censos de 2025; saiba mais sobre cargos e salários
O Governo do Brasil autorizou a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a contratar, por tempo determinado, 39.108 pessoas para atuação na coleta de dados e na produção do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2025 e do Censo da População em Situação de Rua.
A autorização consta na Portaria Conjunta MGI/MPO nº 90, publicada nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial da União. A medida é assinada pelas ministras Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento.
De acordo com a portaria, os contratados atuarão em diversas funções já definidas em número de vagas. A maior quantidade de contratações está prevista para o cargo de Recenseador, com 27.330 vagas, função responsável pela coleta de dados. Em seguida, o cargo de Agente Censitário Supervisor contará com 4.143 contratações, destinadas à supervisão das atividades de campo.
Também estão previstas vagas para Agente Censitário de Informática (1.446), Agente Censitário Administrativo (1.432), Agente Operacional Regional (1.286), Agente Censitário Regional (1.286), Agente Censitário de Qualidade (1.165) e Analista Censitário (1.020), totalizando as 39.108 contratações autorizadas.
Ainda conforme a portaria, o recrutamento dependerá de aprovação em processo seletivo, a ser realizado pelo IBGE. O instituto tem prazo de até seis meses para publicar o edital de abertura das inscrições. As remunerações serão definidas pelo próprio órgão.
Em quais censos os contratados vão trabalhar?
Segundo a portaria, os profissionais selecionados vão atuar na operacionalização de dois censos.
• Um deles é o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola, voltado à coleta de informações sobre a produção no campo.
• O outro é o Censo da População em Situação de Rua, que busca mapear um grupo que exige metodologia própria e abordagem diferenciada.
Quais cargos serão oferecidos?
A maior parte das vagas será destinada ao cargo de recenseador, responsável pela coleta de dados. Apenas para essa função, estão previstas 27.330 oportunidades. As demais vagas serão distribuídas entre funções operacionais e de apoio.
O número de vagas por função já foi estabelecido, mas as atribuições detalhadas de cada cargo devem constar apenas no edital, que ainda não foi publicado.
Para ser contratado, será necessário passar por um processo seletivo simplificado.
Quais são os salários?
As remunerações ainda não foram definidas. Os valores serão estabelecidos pelo próprio IBGE, com despesas custeadas pelo orçamento do próprio instituto, classificadas como “Outras Despesas Correntes”.
A autorização está condicionada à declaração de adequação orçamentária e financeira, em conformidade com a Lei Orçamentária Anual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias.