IGEPREV/TO tenta reaver salários pagos em duplicidade a segurados após erro de comunicação no envio de arquivos de teste ao Banco BRB

O Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins – IGEPREV/TO tenta reaver valores pagos em dobro à vários segurados após um erro de comunicação no envio de arquivos de teste para o Banco BRB, instituição responsável por processar a folha de pagamento dos servidores, aposentados e pensionistas do Estado de Tocantins.
Um ofício em que a reportagem teve acesso encaminhado ao secretário de Estado da Fazenda, Donizeth Aparecido Silva, pela presidente interina do IGEPREV/TO, Bárbara Jesuína Mendes Gomes, diz que ‘os arquivos transmitidos ao BRB no dia 24 de junho, até as 15h55 se tratavam exclusivamente de arquivos de teste, não destinados à efetivação de créditos’.
O documento afirma que ‘durante o período de testes, esta Autarquia (IGEPREV/TO) manteve comunicação direta com o Banco BRB, por meio dos servidores G.A. e D.L., os quais prestaram suporte técnico por meio de contatos telefônicos e via aplicativo de mensagens’. No entanto, o processamento oficial da folha de pagamento teve início às 15h55 do dia 24/06/2025, sendo concluído às 16h22 da mesma data, o que teria resultado na duplicação dos pagamentos.
O ofício diz que após o processamento da folha ter sido concluído, o Instituto passou a receber comunicações de segurados noticiando o recebimento de valores superiores aos dos salários regularmente devidos. Realizada a devida análise, constatou-se que os valores indevidamente creditados correspondem àqueles constantes nos arquivos de teste previamente encaminhados ao Banco BRB. O IGEPREV diz no ofício, que ‘os representantes do Banco BRB já foram devidamente comunicados acerca do ocorrido e que esta Autarquia aguarda a adoção imediata das providências corretivas cabíveis, de forma a restabelecer a regularidade dos pagamentos e resguardar a adequada aplicação dos recursos públicos’.
Por fim, diz o documento, ‘diante da urgência da situação, solicita-se à Secretaria da Fazenda – SEFAZ que encaminhe, com a máxima brevidade, comunicação formal ao Banco BRB, instruída com os elementos necessários à regularização dos créditos indevidamente processados, a fim de viabilizar, em caráter prioritário, a restituição dos valores e a readequação das informações bancárias’, finaliza a presidente interina, ao assinar o ofício.
Pedido de posicionamento
A reportagem encaminhou pedido de posicionamento a Secom sobre o caso e perguntou quantos segurados tiveram seus pagamentos duplicados e quais o valores exatos depositados a mais. Assim que a gestão se posicionar a matéria será atualizada com as informações. A reportagem não conseguiu contato com a assessoria do Banco BRB, o espaço, porém, segue aberto a manifestações.