Instituto de Criminalística do Tocantins promove 1º Encontro de Peritos Oficiais Criminais aposentados

Por Dermival Pereira em 24/09/2025 09:20 - Atualizado em 24/09/2025 09:23
ESTADO/TOCANTINS
Instituto de Criminalística do Tocantins promove 1º Encontro de Peritos Oficiais Criminais aposentados
Foto: Divulgação

A Escola Superior de Polícia (Espol), em Palmas, foi palco nessa terça-feira (23) do 1º Encontro de Peritos Oficiais Criminais aposentados do Tocantins, evento que reuniu profissionais da ativa e veteranos da perícia oficial em um momento de troca de experiências e fortalecimento do trabalho pericial no Estado.

O encontro foi organizado pelo Instituto de Criminalística do Tocantins e contou com a presença do diretor do Instituto, perito oficial criminal Wanderson Santana, do presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Tocantins, Sílvio Marinho Jaca, além de cerca de 20 peritos aposentados, profissionais em atividade e outras autoridades ligadas à segurança pública estadual.

Segundo os organizadores, o evento teve como objetivo valorizar os profissionais que contribuíram com a perícia criminal ao longo dos anos, além de promover integração entre gerações.

A programação incluiu palestras e atividades voltadas ao bem-estar e qualidade de vida dos peritos, especialmente na aposentadoria. Entre os temas abordados estiveram:

• “Estilo de Vida” – ministrada pela psicóloga e Perita Maria de Fátima Pontes;
• “Vivência” – conduzida pelo Grupo GVPC, com a psicóloga Leni Barbosa;
• “Saúde, alimentação e atividade física na aposentadoria” – com o médico e perito criminal Dr. Rafael Tagori;
• “Esporte e atrações físicas” – atividades no espaço da Academia da Espol, sob orientação do educador físico Gustavo Henrique.

Valorização e integração

Segundo o diretor do Instituto de Criminalística do Tocantins, Wanderson Rocha, o encontro representa um marco na valorização da categoria. “O objetivo do 1º encontro foi integrar e aproximar os Peritos Oficiais aposentados para que possam participar ativamente cada vez mais e contribuir no processo de fortalecimento da Perícia Oficial no Estado do Tocantins. Eles ajudaram a construir a história da perícia criminal do Tocantins. Reunir esse conhecimento, compartilhar experiências e promover a integração com os colegas da ativa é fundamental para o fortalecimento da nossa instituição”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Tocantins, Sílvio Marinho Jaca, também destacou a importância do momento. “Este encontro é histórico. É uma forma de reconhecer a dedicação desses profissionais que tanto contribuíram para a segurança pública e, ao mesmo tempo, criar um espaço de aprendizado e troca com os peritos em atividade”, pontuou Silvio Jaca. (Fonte: Ascom do Sindiperito).

Comentários (0)