Lavrador é condenado a mais de 14 anos de prisão por homicídio em briga de bar

Por Dermival Pereira em 26/09/2025 09:08 - Atualizado em 26/09/2025 11:39
ESTADO/TOCANTINS
Lavrador é condenado a mais de 14 anos de prisão por homicídio em briga de bar
Foto: Cecom TJTO/Divulgação

O Tribunal do Júri de Miranorte condenou o lavrador Vercilei Bueno dos Santos, de 56 anos, a 14 anos e três meses de prisão pelo assassinato de Carlindo Ferreira Ponte, ocorrido na madrugada de 27 de julho de 2023, em um bar conhecido como “Cabaré do Padre”, em Barrolândia. A decisão ainda cabe recurso ao Tribunal.

De acordo com o processo, Vercilei consumia bebidas alcoólicas no local quando pediu cigarros a uma mulher. Após entregar um cigarro e guardar a carteira no bolso, foi cobrado pela cliente. Nesse momento, o lavrador devolveu a carteira, mas sacou uma faca e tentou atacá-la. A mulher conseguiu fugir, mas Carlindo, que tentava contê-lo, acabou atingido por três facadas e morreu ainda no local.

Durante o julgamento, realizado na última terça-feira (23), o Conselho de Sentença reconheceu, por maioria, que o réu cometeu homicídio qualificado por motivo fútil. A sentença foi proferida pelo juiz Ricardo Gagliardi, que destacou a gravidade do crime, cometido à meia-noite, em um local público e após consumo de álcool, fatores que, segundo ele, evidenciam a “ousadia extrema do réu”.

Além da pena de prisão em regime inicialmente fechado, a Justiça determinou que o condenado pague R$ 50 mil em indenização por danos morais aos familiares da vítima, valor que deverá ser depositado de uma só vez em conta judicial, com juros e correção monetária.

O juiz também negou ao réu o direito de recorrer em liberdade, citando a soberania do júri, a necessidade de preservação da ordem pública e a periculosidade do acusado. Vercilei está foragido. O magistrado ressaltou ainda registros de violência doméstica e a crueldade do crime, comprovada por laudos periciais que apontaram graves lesões no corpo da vítima.


Comentários (0)