Vereador de Palmas, Rubens Uchôa, é preso pela PF por posse ilegal de arma de fogo em operação que investiga desvios do fundo partidário

Por Dermival Pereira em 15/10/2025 18:49 - Atualizado em 16/10/2025 19:49
POLÍTICA
Vereador de Palmas, Rubens Uchôa, é preso pela PF por posse ilegal de arma de fogo em operação que investiga desvios do fundo partidário
Vereador Rubens Uchôa — Foto: divulgação

O vereador de Palmas Rubens Uchôa (União Brasil) foi preso pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira (15) durante uma operação que investiga o desvio de recursos do fundo eleitoral nas eleições de 2022. De acordo com informações do G1 Tocantins, o parlamentar foi alvo de mandado de busca e apreensão e acabou detido em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Após ser levado para a sede da PF, Uchôa pagou fiança e foi liberado para responder em liberdade. A Polícia Federal confirmou que a prisão foi em flagrante e que a soltura ocorreu mediante pagamento de fiança, conforme prevê a legislação.

Em nota, a defesa do vereador afirmou que a condução de Uchôa à sede da PF ocorreu “para prestar esclarecimentos, em razão de uma situação específica envolvendo a posse de arma de fogo”. Sobre a investigação relacionada à campanha eleitoral de 2022, os advogados disseram que ainda não tiveram acesso aos autos do processo e ressaltaram que o parlamentar “está à inteira disposição da Justiça”.

A operação da Polícia Federal faz parte das ações deflagradas nesta quarta-feira no Tocantins para investigar possíveis desvios e uso irregular de recursos públicos de campanha, apurando condutas como caixa dois e compra de votos.

Até o momento, a PF não divulgou detalhes sobre o conteúdo apreendido durante as buscas nem se outros investigados foram alvo de medidas judiciais.

Comentários (0)