Pneus novos na frente ou atrás? Veja o que dizem especialistas e como garantir mais segurança ao dirigir

Por Dermival Pereira em 27/11/2025 09:33 - Atualizado em 27/11/2025 09:37
BRASIL/MUNDO
Pneus novos na frente ou atrás? Veja o que dizem especialistas e como garantir mais segurança ao dirigir
Foto: Divulgação

A dúvida é comum entre motoristas: quando é preciso trocar apenas dois pneus, eles devem ser instalados na dianteira ou na traseira do veículo? A resposta é importante para a segurança, já que a aderência dos pneus influencia diretamente o controle do carro, especialmente em situações de emergência. O D12News reuniu as principais orientações para ajudar condutores a tomar a decisão correta.

Trocar dois ou quatro pneus?

O ideal, segundo especialistas, é substituir os quatro pneus ao mesmo tempo. Assim, o veículo mantém equilíbrio, estabilidade e desempenho iguais em todos os eixos. Trocar apenas um pneu nunca é recomendado, porque causa diferença de altura, tração e desgaste.

Quando o orçamento não permite a troca total, substituir dois pneus é aceitável, desde que algumas regras de segurança sejam seguidas.

Por que a troca deve ser em pares?

Trocar pneus em pares mantém o equilíbrio de aderência e reduz riscos como derrapagens e perda de controle. Entre os motivos estão:

Desgaste uniforme: trocar apenas um pneu deixa o veículo instável e prejudica a tração.

Melhor desempenho: pares iguais respondem melhor em curvas e em chão molhado.

Segurança: quatro pneus com comportamento semelhante evitam instabilidade e colisões.

Mesmo ao trocar somente dois, é importante usar marcas confiáveis, verificar se os pneus usados têm desgaste mínimo e planejar a troca dos outros dois assim que possível.

Afinal: pneus novos na frente ou atrás?

Essa é a dúvida mais frequente — e a resposta pode surpreender quem pensa que a tração dianteira garante mais segurança com pneus novos na frente.

🔹 Pneus novos na frente oferecem:

Melhor tração e controle direcional

Redução do risco de aquaplanagem

Mais precisão nas curvas

Mas há um risco importante: se os pneus traseiros estiverem desgastados, pode ocorrer perda de aderência atrás, provocando sobresterço — quando a traseira “escapa”. Isso é perigoso e difícil de controlar, principalmente em alta velocidade ou pistas molhadas.

🔹 Pneus novos na traseira garantem:

Mais estabilidade geral

Redução do risco de derrapagens

Melhor controle do veículo em frenagens e curvas

Um comportamento mais previsível em situações críticas

Por isso, a recomendação técnica é clara:
se for trocar apenas dois pneus, eles devem ser instalados no eixo traseiro, independentemente de o carro ser de tração dianteira, traseira ou 4x4.

Sempre que possível, a troca dos quatro pneus é a opção que proporciona mais estabilidade, desempenho e segurança. Se não for viável no momento, faça a substituição em pares e, sobretudo, priorize pneus novos na traseira, pois isso reduz significativamente o risco de derrapagens e perda de controle.

Com escolhas simples, a segurança do motorista, passageiros e demais condutores nas vias é amplificada — e o veículo agradece.

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