Possíveis novos focos: Ministério da Agricultura investiga suspeita de gripe aviária no Tocantins e mais dois estados

O Ministério da Agricultura e Pecuária investiga três locais com suspeitas de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, cujas doenças-alvo são Influenza Aviária e Doença de Newcastle, nos Estados de Tocantins, Minas Gerais e Ceará, ainda sem resultados laboratoriais conclusivos.
De acordo com o Governo federal, as cidades alvo da investigação são Aguiarnópolis (TO), Sabará (MG), Salitre (CE). Todos procedimentos estão sendo realizados em galinhas, conforme o ministério.
Segundo o órgão, no caso do Tocantins, ‘a análise preliminar das amostras coletadas, revelou a presença de Influenza A, com baixa probabilidade de se tratar de amostra de alta patogenicidade, tendo em vista as características epidemiológicas, laboratoriais e clínicas observadas na investigação’, afirmou o ministério.
Conforme o ministério, a investigação em laboratório do caso está em curso e foram adotadas medidas de controle de trânsito, com ‘manutenção da situação sob controle e vigilância adequados’.
Além disso, segundo o balanço do Ministério da Agricultura e Pecuária, duas investigações realizadas este mês tiveram resultado laboratorial positivo para vírus da IAAP (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade), mas em nenhuma amostra foi detectada a Doença de Newcastle.
O Brasil registrou seu primeiro foco de gripe aviária IAAP em uma granja comercial. O caso foi confirmado na quinta-feira, 15, em Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.