EUA e RU discutem fim da Guerra na Ucrânia

Autoridades americanas e russas estão reunidas na manhã desta terça-feira (18) na Arábia Saudita para falar sobre a guerra na Ucrânia. As tratativas ocorrem sem a presença de representante ucraniano e são invalidadas pelo presidente Volodymyr Zelensky.
O encontro marca a primeira discussão oficial entre os dois países sobre um acordo para o fim do conflito e ocorre menos de uma semana após os presidentes dos EUA e da Rússia, Donald Trump e Vladimir Putin, falarem pelo telefone e concordarem em iniciar "imediatamente" as negociações pelo fim do conflito.
Conforme noticiou o G1, a reunião também tem como objetivo tratar sobre a restauração das relações bilaterais entre EUA e Rússia e a preparação de um encontro entre Trump e Putin, segundo o Kremlin. A presidência russa afirmou nesta terça-feira que espera que a reunião desta terça dê maior perspectiva sobre o possível encontro entre os presidentes.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, lidera a delegação e representa Trump nas conversas. Também participam o enviado especial de Trump para assuntos no Oriente Médio, Steve Witkoff, e o assessor de segurança nacional Mike Waltz.
Do lado russo, o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e o assessor de política externa da presidência russa, Yuri Ushakov, representam o presidente Putin.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse na segunda-feira (17) que não participará do diálogo entre Estados Unidos e Rússia para discutir propostas para o fim da guerra na Ucrânia. Zelensky afirmou também que não aceitará essas propostas.