Terceirizados da Global estão sem receber salários de agosto; gestão fala em análise de processos

Colaboradores terceirizados da empresa Global, que prestam serviços em diversas secretarias da Prefeitura de Palmas, incluindo unidades de saúde e a Secretaria de Infraestrutura, ainda não receberam os salários referentes ao mês de agosto.
Segundo apurou a reportagem, a razão para o atraso estaria ligada à falta de repasse de recursos do município à empresa. Fontes ouvidas pela reportagem confirmaram que, sem o pagamento da gestão, a contratada não conseguiu honrar os compromissos com os trabalhadores.
O site tenta contato com a Global para saber o número de colaboradores afetados e o valor pendente de repasse. Assim que o posicionamentos for dados, a matéria será atualizada com a resposta.
Histórico de atrasos
Essa não é a primeira vez que servidores terceirizados enfrentam atrasos salariais em razão de entraves nos repasses. Nos últimos anos, a Global já registrou dificuldades semelhantes em contratos que envolvem diferentes pastas do município. Em algumas ocasiões, o pagamento chegou a ser quitado com semanas de atraso, gerando protestos e reclamações por parte dos trabalhadores.
Enquanto aguardam a regularização, os colaboradores relatam incerteza e apreensão quanto ao recebimento dos salários, situação que afeta diretamente profissionais que atuam em serviços essenciais à população palmense, como a Saúde, por exemplo.
O que diz a prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Palmas informou que 'todos os processos da empresa Global encontram-se em fluxo de análise, passando pelas conferências técnicas habituais, e serão devidamente quitados tão logo sejam liberados pelas áreas competentes'.
Cabe destacar, assegura a nota, 'que em cumprimento ao Decreto nº 2.649, de 27 de janeiro de 2025, o Município adotou medidas de redução de despesas de custeio. Posteriormente, o Decreto nº 2.739, de 8 de agosto de 2025, ampliou essa meta para 30% de redução, além de estabelecer limitações de empenho e dotações financeiras, em razão da crescente frustração de receitas no exercício em curso'.
O documento diz, também, que 'o Prefeito de Palmas, por meio do Decreto nº 2.736, de 4 de agosto de 2025, instituiu a Política de Governança Pública e o Núcleo de Governança e Gestão, que está trabalhando para que as metas estabelecidas sejam cumpridas, fortalecendo a eficiência administrativa e o equilíbrio das contas públicas.'
Em outro trecho o documento diz que 'a Prefeitura de Palmas vem assegurando o equilíbrio financeiro e orçamentário da gestão, mantendo o pagamento regular das despesas que se encontram dentro da legalidade e conformidade. O Núcleo de Governança e Gestão reforça que todos os fornecedores, inclusive a empresa Global, receberão os valores contratados com a máxima prioridade possível.'