Tocantins registra crescimento de 7% no número de abates de bovinos e chega a 1,3 milhão de cabeças em 2024

O estado do Tocantins registrou um crescimento expressivo no agronegócio em 2024, alcançando recordes no abate de bovinos e na produção de ovos, conforme apontam os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento, consolidado na Pesquisa Trimestral do Abate, Leite e Ovos do Brasil, mostra que o estado segue em expansão econômica.
Os dados da pesquisa foram divulgados pelo Governo do Tocantins.
Segundo a pesquisa, o abate de bovinos cresceu 7% em 2024, atingindo 1,3 milhão de cabeças, o maior número da série histórica iniciada em 1997. Em relação à produção de ovos, o Tocantins registrou um volume de 50 milhões de dúzias, um aumento de 4% comparado a 2023, consolidando-se como o maior produtor da Região Norte.
Atualmente, o Tocantins ocupa a 11ª posição no ranking nacional de abate de bovinos e a 15ª na produção de ovos. Quanto à região Norte, é o terceiro maior no abate de bovinos e lidera na produção de ovos.
O aumento da atividade foi acompanhado das exportações recordes de carne bovina, cerca de 102 mil toneladas, registradas pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) em 2024. O rebanho bovino no Tocantins, em 2023, alcançou 11.313.309 cabeças, ocupando a 9ª posição no ranking do país.
Pesquisa Trimestral
O IBGE realiza trimestralmente as pesquisas estatísticas oficiais da conjuntura agropecuária, sendo elas a Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, a Pesquisa Trimestral do Leite, a Pesquisa Trimestral do Couro e a Produção de Ovos de Galinha. A periodicidade das pesquisas é trimestral, sendo que, para cada trimestre do ano civil, os dados são discriminados mês a mês.
Para acessar a Pesquisa Trimestral do Abate, Leite e Ovos do Brasil, e o compilado do Estado, basta visitar o site da Seplan, na aba Estatística – Tocantins em Números – Agropecuária ou aqui.