Usuários denunciam demora e falhas no atendimento do Detran-TO em Taquaralto; gestantes e pais com crianças esperam até 2h por atendimento
Na manhã desta quinta-feira (6), a equipe do D12News flagrou a longa espera e o descontentamento de usuários no posto de atendimento do Detran-TO, localizado em Taquaralto, região sul de Palmas. Mesmo com senhas prioritárias, gestantes e pessoas com crianças de colo enfrentam até duas horas de espera para serem atendidas.
“Cheguei aqui às 10h, com uma criança de colo, peguei a senha prioritária, mas até agora nada de chamar. Acho um absurdo esse atendimento, aqui as pessoas são humilhadas ao tentar pagar seus impostos, triste demais”, relatou uma usuária que aguardava para realizar a transferência de um veículo. Ela só foi atendida por volta do meio-dia — duas horas após a emissão da senha prioritária.
Posto do Detran de Taquaralto tinha apenas duas pessoas para atender na manhã desta quinta-feira, 6, - Foto: Divulgação
A demora não afeta apenas o atendimento preferencial. Outros cidadãos sem prioridade relataram esperas de até três horas. “Descaso total por parte do governo. Apenas duas pessoas atendendo em um órgão de arrecadação. Estamos aqui para pagar nossos impostos, cumprir com nosso dever, mas o governo não faz a parte dele. Sofremos até para dar dinheiro para o governo. Absurdo”, desabafou um pai que aguardava atendimento com o filho de 3 anos no colo. Ele gravou um vídeo mostrando a superlotação e a insatisfação dos usuários.
Além da demora presencial, os problemas se estendem ao sistema online do Detran-TO, que, segundo relatos, apresenta constantes falhas e instabilidades, dificultando consultas e a emissão de boletos pela internet.
Um servidor do órgão, que preferiu não se identificar, confirmou à reportagem que a falta de pessoal e as quedas no sistema são recorrentes. “Tem pouca gente para atender, e hoje o sistema caiu e ficou fora do ar por um bom tempo. Isso também resulta em atraso”, afirmou, ressaltando compreender a indignação das pessoas.
O que diz o Estado
Em nota, o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) informou que "tem atuado de forma contínua para garantir um atendimento ágil e resolutivo à população em todas as unidades do Estado".
Conforme a nota, "com a proximidade do fim do ano, o fluxo de usuários tem aumentado significativamente em razão da maior procura por serviços de regularização de veículos e documentação, o que pode gerar períodos de espera mais longos em alguns postos, especialmente nas unidades de maior movimento, como a de Taquaralto".
O Detran/TO destacou ainda que "está empenhado em fortalecer as equipes e tem aumentado a ofertas de serviços online e buscado aprimorar os sistemas para oferecer um atendimento cada vez mais eficiente aos cidadãos tocantinenses".
Sobre o número de servidores no posto do Detran de Taquaralto o desrespeito com idosos, grávidas e pessoas com crianças de colo, o órgão nada respondeu, apesar de questionado pela reportagem.