Semed se posiciona sobre déficit de psicólogos e assistentes sociais na Educação, mas não diz se chamará aprovados no cadastro reserva

A Secretaria da Educação (Semed), de Palmas, se posicionou sobre a distribuição de psicólogos e assistentes sociais (Analistas Educacionais) em sua rede pública de ensino, aprovados no último concurso. O assunto foi tema de uma reportagem publicada pelo D12news na quarta-feira, 19, em que o Site mostra que o número desses profissionais atuando na educação do município segue insuficiente, se considerado o que exige a legislação em vigor.
Em nota, a Pasta informou que ‘atualmente conta com 25 profissionais de Psicologia e 30 Assistentes Sociais devidamente empossados, após aprovação no último Concurso Público para provimentos de cargos do quadro da Educação de Palmas. Destes, 22 psicólogo(a)s e e 27 Assistentes Sociais estão atuando nas Unidades Educacionais e os demais na sede administrativa da Secretaria Municipal da Educação (Semed)’, diz a nota. A Lei nº 2.804/2022, reserva 81 vagas para assistentes sociais e mais 81 vagas para psicólogos. Ou seja, o município ainda conta com um déficit de mais de 50% desse profissionais na educação.
A reportagem questionou a gestão se os aprovados no cadastro reserva das duas áreas seriam chamados para suprir a demanda, mas o município disse apenas que ‘a Educação de Palmas segue empenhada em suprir todas as necessidades da rede e assegurar que cada aluno receba o atendimento devido, lembrando que em gestões anteriores o número desses profissionais eram de apenas seis Psicólogos e três Assistentes Sociais para toda a rede municipal’, pontuou a Pasta no documento.
A gestão também foi questionada em relação a acomodação desses profissionais, que estariam enfrentado dificuldades como falta de salas para atendimento e sobrecarga de trabalho, tendo, por exemplo, que atender em até três unidades, o que estaria dificultando a atuação deles no ambiente escolar e prejudicando a construção de vínculos com a comunidade assistida.
Sobre este ponto, a Semed respondeu que ‘a distribuição de Unidades Educacionais (UES) a serem atendidas por estes servidores - sendo de 2 a 3 por profissional - foi definida considerando o número de alunos em cada Unidade [Escola de Tempo Integral (ETI), Escola Municipal e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI)], bem como a proximidade geográfica entre as mesmas. Essa medida visa otimizar o atendimento e garantir que todas as UES recebam acompanhamento qualificado de forma escalonada’, afirma.
A gestão disse também, ‘que o Núcleo de Atendimento Psicossocial - NAPS é composto por: Assistentes Sociais, Psicólogos e Orientadores Educacionais, cujo objetivo é atuar de forma preventiva nas unidades escolares, abordando temas pertinentes às problemáticas do âmbito educacional, tais como: dificuldade de aprendizagem, busca ativa, estratégias para promover a aproximação da família, método para melhorar a qualidade do processo de trabalho da equipe pedagógica e outros. Dessa forma, a equipe é dividida para atendimentos por regiões/polos dentre as escolas de ensino fundamental e nos CMEIs’.
Por fim, informou que ‘a organização dos CMEIs e Unidades Escolares foi realizada por meio de agrupamento em regiões/polos, visando otimizar a gestão e o atendimento'.
Importância desses profissionais
Especialistas consideraram psicólogos e assistentes sociais fundamentais ao desenvolvimento de crianças e adolescentes no ambiente escolar e até fora dele, em virtude
dessa relevância, cada sistema de ensino deve contar com esses profissionais, conforme a legislação.
Desta forma, a integração entre a atuação dos (as) Assistentes Sociais e dos (as) Psicólogos permite uma abordagem mais abrangente e eficaz. Ao trabalharem de forma colaborativa, esses profissionais (Analistas Educacionais) podem identificar de maneira mais precisa as necessidades dos alunos e implementar estratégias que considerem tanto os aspectos emocionais quanto sociais. Essa integração também fortalece a capacidade da escola de responder a situações de crise, elaborar planos de intervenção e promover um ambiente seguro e estimulante para ao aprendizado, bem como fortalecer a construção de vínculo entre família e escola.
Portanto, a atuação conjunta de assistentes sociais e psicólogos na educação infantil e no ensino fundamental representa uma estratégia essencial para a construção de um ambiente escolar inclusivo e propício ao desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. Ao promover a saúde emocional, prevenir conflitos e fortalecer os vínculos com a comunidade, esses profissionais cumprem um papel fundamental na efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes, conforme orienta a Lei 13.935/2019 e os subsídios do Ministério da Educação.
Essa abordagem integrada não só favorece a aprendizagem, mas também contribui para a formação de cidadãos mais resilientes, críticos e preparados para os desafios da sociedade contemporânea. Dessa forma, convocar os Analistas Educacionais, Assistentes Sociais e Psicólogos, é um investimento na qualidade da educação e no bem-estar da comunidade escolar.
Veja a íntegra da Nota da Semed
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), informa que atualmente conta com 25 profissionais de Psicologia e 30 Assistentes Sociais devidamente empossados, após aprovação no último Concurso Público para provimentos de cargos do quadro da Educação de Palmas. Destes, 22 psicólogo(a)s e e 27 Assistentes Sociais estão atuando nas Unidades Educacionais e os demais na sede administrativa da Secretaria Municipal da Educação (Semed).
Vale destacar que a distribuição de Unidades Educacionais (UES) a serem atendidas por estes servidores - sendo de 2 a 3 por profissional - foi definida considerando o número de alunos em cada Unidade [Escola de Tempo Integral (ETI), Escola Municipal e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI)], bem como a proximidade geográfica entre as mesmas. Essa medida visa otimizar o atendimento e garantir que todas as UES recebam acompanhamento qualificado de forma escalonada.
À oportunidade, a Semed esclarece que o Núcleo de Atendimento Psicossocial - NAPS é composto por: Assistentes Sociais, Psicólogos e Orientadores Educacionais, cujo objetivo é atuar de forma preventiva nas unidades escolares, abordando temas pertinentes às problemáticas do âmbito educacional, tais como: dificuldade de aprendizagem, busca ativa, estratégias para promover a aproximação da família, método para melhorar a qualidade do processo de trabalho da equipe pedagógica e outros. Dessa forma, a equipe é dividida para atendimentos por regiões/polos dentre as escolas de ensino fundamental e nos CMEIs.
A organização dos CMEIs e Unidades Escolares foi realizada por meio de agrupamento em regiões/polos, visando otimizar a gestão e o atendimento, sendo que cada região/polo abrange um conjunto de unidades, conforme detalhado abaixo:
• Região Norte: 7 polos
• Região Sul: 6 polos
• Plano Central: 1 polo
• Taquaralto: 4 polos
• Taquaruçu: 2 polos
• Santa Bárbara/Taquaria: 1 polo
• Aureny I e II: 1 polo
• Aureny III: 4 polos
• Aureny IV: 1 polo
• Bertaville: 1 polo
• Taquaruçu Grande: 1 polo
• Morada do Sol: 1 polo
A Semed ressalta que a Educação de Palmas segue empenhada em suprir todas as necessidades da rede e assegurar que cada aluno receba o atendimento devido, lembrando que em gestões anteriores o número desses profissionais eram de apenas seis Psicólogos e três Assistentes Sociais para toda a rede municipal.